Home / Canais / Academia
Universidade Popular Túlio Espanca apresentada como referência pelo Conselho Nacional da Educação

Na mais recente publicação do Conselho Nacional de Educação/CNE, a Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora é apresentada como uma prática de referência no contexto nacional, apontando-se o seu caráter inovador e inclusivo.

Na publicação «Estado da Educação 2018», divulgado no dia 27 de Novembro de 2019, é apresentado o mais atual diagnóstico do sistema educativo português e apresentadas algumas boas práticas que se têm distinguido, no contexto da Educação em Portugal. A Universidade Popular Túlio Espanca é um dos oito projetos apresentados e objeto de pormenorizada descrição.

Atualmente, a Universidade Popular Túlio Espanca assenta numa rede regional de nove Polos, nos quais participam cerca de 1000 pessoas de todas as idades e de todos os níveis de escolaridade. Esta rede é constituída pelos Polos de Alandroal, Barrancos, Évora/Canaviais, Évora/Centro Histórico, Redondo, Reguengos de Monsaraz, São Miguel de Machede, Portel e Viana do Alentejo e conta, ainda, com a parceria do grupo de comunicação social Diário do SUL.

De acordo com os Professores Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico, que coordenam este projeto científico, pedagógico e de extensão da Universidade de Évora, este destaque dado pelo Conselho Nacional de Educação, na sua mais importante publicação anual, é o maior reconhecimento formal da Universidade Popular Túlio Espanca, nos dez anos da sua atividade, e um poderoso estímulo para que a rede de trabalho continue a crescer e a contar mais alentejanos em atividades de educação não formal.

Publicado em 27.11.2019