Home / Canais / Academia
Sessões ALUMNI TALKS aproximam atuais e antigos estudantes da UÉ

 A Universidade de Évora (UÉ) organizou ao longo de 2019 um conjunto de três sessões Alumni Talks, onde os antigos alunos regressam à alma mater com o objetivo de partilhar e refletir, em conjunto com atuais estudantes e professores, sobre os seus percursos académicos e profissionais.

O Programa Alumni da UÉ procura, através da realização destes encontros, que se desenvolva e se consolide o espírito de pertença alumni UÉvora, possibilitam aos atuais estudantes tomar contacto com percursos de vida únicos e inspiradores. Estas sessões contaram com a cooperação e o envolvimento de Departamentos, Comissões Executivas e de Acompanhamento e Núcleos de Estudantes. Durante 2019, o envolvimento dos Departamentos de Fitotécnia, Psicologia e Linguística e Literaturas e dos respetivos Núcleos de Estudantes foram um contributo essencial para que, através do formato proposto e num registo relativamente informal, se tenham mobilizado cerca de duas centenas de participantes.

Na sessão dedicada ao sector Agrícola participou Mariana Carmona e Costa, Diretora Agrícola da Herdade do Monte da Ribeira, situada no Concelho da Vidigueira e reconhecida pela marca “Pousio”; João Pinto, Diretor de Negócio da TradeCorp; e Henrique Silvestre Ferreira, Prémio Jovem Agricultor Mais Inovador em 2014 que desenvolve a sua atividade profissional na Herdade Vale da Rosa. Já na Alumni Talks de Psicologia participou Cristina Santos, técnica de Intervenção Local do Programa Integrado de Educação e Formação, Psicóloga no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira da cidade de Évora; Marta Grilo, Psicóloga Clínica na Associação de Amigos da Criança e da Família "Chão dos Meninos") e Ana Salvador, HRSolutions Partner na TE Connectivity, uma empresa de tecnologia “que projeta e fabrica produtos de conectividade e sensores para ambientes adversos em diversos setores, como automotivo, equipamentos industriais, sistemas de comunicação de dados, aeroespacial, defesa, médico, petróleo e gás, eletroeletrônicos e energia”. Por fim, e já no mês de dezembro, a UÉ recebeu dois antigos estudantes, verdadeiros embaixadores da Língua Portuguesa nas áreas da Linguística e Literaturas, sendo eles José Carlos Adão, Adjunto da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América (Camões, I.P.) e professor de português na Escola Internacional das Nações Unidas; e Luís Leal, professor no IES Rodríguez Moñino de Badajoz, escritor, tradutor e divulgador da cultura portuguesa e espanhola.

De acordo com Rosalina Costa, Pró-Reitora responsável pelo pelouro da Sociedade, Cultura e Alumni, “as alumni talks são uma excelente forma de aproximar antigos e atuais estudantes e com isso criar uma dinâmica académica que liga passado, presente e futuro. Por um lado, os antigos estudantes gostam de regressar à sua Universidade, de relatar os seus percursos e de, à distância, pensarem sobre a real importância da UÉ nas suas vidas. Já para os atuais estudantes, poder ouvir, na primeira pessoa, tais relatos e poder dialogar com esses antigos estudantes ajuda a consolidar ideias em torno do valor dos cursos e ao mesmo tempo afastar alguns medos que possam ter sobre o futuro profissional”.

O Programa Alumni da UÉ pretende desenvolver uma relação duradoura com todos os alumni, criando uma comunidade mais ativa na vida da Universidade. Neste sentido, pretende-se afirmar o formato Alumni Talks em 2020, alargando-o a mais cursos e áreas departamentais.

Publicado em 20.12.2019