Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres nacionais e internacionais constitui uma das áreas estratégicas da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 04.10.2019

Opinião de Ana Costa Freitas

Repentinamente, e quase que sem pré-aviso, para além da agitação de uma campanha eleitoral, quase todos os partidos políticos são os “pais” da ideia de criar um curso de Medicina na Universidade de Évora. É caso para dizer “levem a bicicleta”!

Publicado em 03.10.2019

A investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora de Hugo Pires, antigo aluno da UÉ,  com o título "Enquadramento como Processo Arquitectónico: Critérios, Escala e Proporção", foi distinguida com Menção Honrosa do Prémio Archiprix Portugal 2019 com Dissertação de Mestrado em Arquitetura.

Publicado em 03.10.2019

Évora recebeu pela primeira vez a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realizou no dia 27 de setembro, com uma mostra científica organizada pela Universidade de Évora (UÉ) em plena Praça do Giraldo, local emblemático da cidade Património Mundial da Humanidade.

Publicado em 03.10.2019

A investigação de Andreia Jorge Martins desenvolvida no âmbito do Mestrado em Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ) com o título “A habitação temporária no Barrocal do Douro - Picote, 1953-1957”, foi distinguida com o Prémio Nuno Teotónio Pereira, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbanana Área (IHRU), na Temática Habitação e Modelos de Habitar, Variante Dissertação de Mestrado.

Publicado em 03.10.2019

A Universidade de Évora (UÉ) integra a campanha “Terms Against Bullying”, contra o cyberbullying, uma prática considerada crime em diversos países europeus, incluindo Portugal, mas que nem sempre é possível encontrar ou penalizar o agressor.

Publicado em 02.10.2019

O prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2020, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), está aberto até ao dia 09 de dezembro de 2019.

Publicado em 30.09.2019

"Apenas 9% do plástico utilizado é reciclado. Ainda que a maioria dos plásticos sejam produzidos em centros urbanos, tem-se verificado um aumento do uso de plásticos na agricultura. Se não foram tratados ou reciclados, estes podem ficar nos solos, e entrar nos alimentos sobre a forma de micropartículas prejudiciais à nossa saúde." Para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, e ao mesmo tempo desenvolver uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura, pela produção de carvão activado, a Universidade de Évora é uma das entidades parceiras do projeto PlaCarvões.

Publicado em 30.09.2019
"É uma história com 520 milhões de anos que tentamos reconstituir"

O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.

Publicado em 30.09.2019

A Universidade de Évora recebe o primeiro projeto nacional integrado na Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo (INSTO). O “Alentejo Sustainable Tourism Observatory” (ASTO) vai monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável ao nível do território Alentejo (NUT II), área que abrange os distritos de Portalegre, Évora, Beja, e parte dos distritos de Setúbal e Santarém.

Publicado em 27.09.2019