Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

Conferência: Produção literária e dramaturgia contemporânea: produção, tradição e importação como factores dinâmicos nas relações entre as literaturas e as culturas hoje e para a sua evolução

Mestrado em Teatro (edição 2010-2012)

Conferências no âmbito da unidade curricular “Perspectivas I”

2 de Maio de 2011, pelas 11h30, no Átrio do Edifício dos Leões da Universidade de Évora.

Conferencistas: Christine Zurbach; Sebastiana Fadda

Em 02.05.2011
11:30 | Átrio do Edifício dos Leões da Universidade de Évora

Workshop LIDAR - Light Detection And Ranging

3 de Maio de 2011, pelas 10 horas, no Centro de Geofísca de Évora (Colégio Luis António Verney da Universidade de Évora).

Oradores: Dr. Frank Wagner , Jana Preißler , Dr. Juan Luis Guerrero-Rascado

Em 03.05.2011

Concerto Jazz - Abdu Salim & Daahud Salim

26 de Abril de 2011, no Auditório do Colégio Mateus de Aranda, pelas 21:30

Auditório do Colégio Mateus de Aranda
O laboratório HERCULES da Universidade de Évora, dedicado ao estudo e conservação do património, é uma infra-estrutura única no país e foi inaugurado no Palácio do Vimioso da Universidade de Évora, onde foram assinados protocolos de colaboração com o Instituto de Museus e Conservação, a Câmara Municipal de Ourique e a Direcção Regional de Cultura.
Publicado em 20.04.2011

O Departamento de Arquitectura e o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora apresentam um ciclo de palestras, “Teses de Arquitectura em conferência”, entre os meses de Abril e Junho, no átrio do Colégio dos Leões.

Publicado em 20.04.2011
Sessão de Formação da Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo  
12 de Maio de 2011, pelas 15 horas, na sala 205 do Colégio Espírito Santo
Em 12.05.2011
Sala 205 do Colégio do Espírito Santo
Os projectos "Industry-Academia Partnerships and Pathways" têm como objectivo o intercâmbio entre a investigação de ponta e as empresas. O alvo das actividades consiste no estabelecimento de ligações entre os parceiros, as quais deverão manter-se após a finalização dos projectos. O projecto que decorre sob a coordenação da EU Marie Curie Chair na UE foi aprovado no programa FP7-PEOPLE-2009-IAPP (Acções Marie Curie) para os próximos quatro anos.
Publicado em 19.04.2011

Exposição: "Dádivas" de Aninha Duarte

18 de Abril a 6 de Maio de 2011, das 9 às 19 horas, no Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE).

Introdução: A presente mostra expõe uma pequena fração de uma pesquisa teórica e plástica que ilumina histórias de graças e milagres materializados nos chamados “ex-votos”,  representados por meio da linguagem da pintura, do desenho, da escultura, da fotografia e de demais objetos “meras coisas”. As imagens aqui apresentadas fazem parte do arquivo fotográfico dessa pesquisa. Selecionou-se  para esse momento  imagens de alguns reconhecidos centros de peregrinações, salas de milagres e de ex-votos.

Mostra-se também, criações poéticas advindas das investigações feitas nesses espaços balizados por símbolos e signos de Fé. São nesses espaços  que se nutre o meu processo criativo e invetiga-se as diversas questões, tais como: Presença-Ausência, Representação-Presentificação, Sumulacros, Mimetismo, Corpo, Doença, Prótese, Dor, Vida  e Morte.

“Sou um homem por minhas mãos, meu ventre, meu coração de carne, meu estômago cujos nós me aproximam da putrefação da vida”- Antonin Artand

Sobre a autora: Artista plástica Brasileira, Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutoranda em História Social - PUC/SP- (Orientadora - Prof.ª Yvone Dias Avelino - Bolsista CAPES - Bolsa de Estágio PDEE - Na Universidade de Évora - (Co-orientação - Prof.ª Laurinda Abreu).

Em 06.05.2011
9:00 - 19:00 | Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE)
A Universidade de Évora participou na 9.ª Festa do Jazz do S. Luiz - a festa do Jazz português. A iniciativa é ponto de encontro da comunidade jazzística nacional e conta com escolas de música de todo o país.
Publicado em 19.04.2011
Luís Tavares, aluno de flauta de bisel da licenciatura em Música da Universidade de Évora, ganhou o 1.º lugar no I Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga no âmbito da IV Temporada de Música Antiga "Conde de Oeiras".
Publicado em 19.04.2011