Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

O Departamento de Arquitectura e o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora apresentam um ciclo de palestras, “Teses de Arquitectura em conferência”, entre os meses de Abril e Junho, no átrio do Colégio dos Leões.

Publicado em 20.04.2011
Sessão de Formação da Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo  
12 de Maio de 2011, pelas 15 horas, na sala 205 do Colégio Espírito Santo
Em 12.05.2011
Sala 205 do Colégio do Espírito Santo
Os projectos "Industry-Academia Partnerships and Pathways" têm como objectivo o intercâmbio entre a investigação de ponta e as empresas. O alvo das actividades consiste no estabelecimento de ligações entre os parceiros, as quais deverão manter-se após a finalização dos projectos. O projecto que decorre sob a coordenação da EU Marie Curie Chair na UE foi aprovado no programa FP7-PEOPLE-2009-IAPP (Acções Marie Curie) para os próximos quatro anos.
Publicado em 19.04.2011

Exposição: "Dádivas" de Aninha Duarte

18 de Abril a 6 de Maio de 2011, das 9 às 19 horas, no Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE).

Introdução: A presente mostra expõe uma pequena fração de uma pesquisa teórica e plástica que ilumina histórias de graças e milagres materializados nos chamados “ex-votos”,  representados por meio da linguagem da pintura, do desenho, da escultura, da fotografia e de demais objetos “meras coisas”. As imagens aqui apresentadas fazem parte do arquivo fotográfico dessa pesquisa. Selecionou-se  para esse momento  imagens de alguns reconhecidos centros de peregrinações, salas de milagres e de ex-votos.

Mostra-se também, criações poéticas advindas das investigações feitas nesses espaços balizados por símbolos e signos de Fé. São nesses espaços  que se nutre o meu processo criativo e invetiga-se as diversas questões, tais como: Presença-Ausência, Representação-Presentificação, Sumulacros, Mimetismo, Corpo, Doença, Prótese, Dor, Vida  e Morte.

“Sou um homem por minhas mãos, meu ventre, meu coração de carne, meu estômago cujos nós me aproximam da putrefação da vida”- Antonin Artand

Sobre a autora: Artista plástica Brasileira, Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutoranda em História Social - PUC/SP- (Orientadora - Prof.ª Yvone Dias Avelino - Bolsista CAPES - Bolsa de Estágio PDEE - Na Universidade de Évora - (Co-orientação - Prof.ª Laurinda Abreu).

Em 06.05.2011
9:00 - 19:00 | Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE)
A Universidade de Évora participou na 9.ª Festa do Jazz do S. Luiz - a festa do Jazz português. A iniciativa é ponto de encontro da comunidade jazzística nacional e conta com escolas de música de todo o país.
Publicado em 19.04.2011
Luís Tavares, aluno de flauta de bisel da licenciatura em Música da Universidade de Évora, ganhou o 1.º lugar no I Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga no âmbito da IV Temporada de Música Antiga "Conde de Oeiras".
Publicado em 19.04.2011

Conferência "Biological invasions - processes and predictions"

29 de Abril de 2011, pelas 9h30, no Anfiteatro 4 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora.

Conferencista: Dr. Brian Leung, Department of Biology, McGill University, Montreal, Quebec, Canadá
 

Em 29.04.2011
9:30 | Anfiteatro 4 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora

Conferência: Diáspora, Conversão, Assimilação. De Sefarad e Zarfat às terras do Tio Sam: (Ao encontro do (novo) Protestantismo Anglo-Saxónico

I Ciclo de Conferências Fronteiras, Mestiçagens e Cultura do Universal

3 de Maio de 2011, pelas 18 horas, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Conferencista: Joseph Abraham Levi, George Washington University

Em 03.05.2011
A Universidade de Évora, através do ICAAM, participa na edição de uma nova revista sobre saúde pública, dentro do conceito de "One Health". Esta revista é resultado do trabalho de uma rede denominada SAPUVETNET, onde participam universidades da América Latina e da Europa.

 

Publicado em 18.04.2011
Uma das mais intensas plumas de poeiras do deserto do Sahara cobriu Portugal provocando um acentuado decréscimo de visibilidade e agravamento da qualidade de ar na última semana. A elevada concentração de aerossóis foi medida por um equipamento único em Portugal, o sistema RAMAN LIDAR (Light Detection and Ranging) instalado no Centro de Geofísica de Évora, da Universidade de Évora.
Publicado em 15.04.2011