Home / Agenda
PERSONAS | Espetáculo Final da III Edição do Laboratório de Criação Cénica em Évora

Espetáculo Final da III Edição do Laboratório de Criação Cénica em Évora

A proposta para esta edição do Laboratório foi envolver todos os participantes numa reflexão em torno do retrato que assenta num trabalho de pesquisa e investigação, a partir do qual se constrói um Espectáculo com encenação de Ana Luena e uma Exposição fotográfica da autoria de José Miguel Soares, apresentados respectivamente, no Teatro Garcia de Resende e no Palácio Cadaval.
O retrato como presença na ausência do outro, como construção identitária na procura de si e no encontro com o estranho que sempre nos habita, na forma como desejamos ser vistos e até como exercício de poder.
Interessa-nos a relação do retratado com o retratista, a criação de narrativas através do representado, a construção de personagens e o jogo de dupla-articulação entre a representação que é um retrato e a representação teatral.

Em Personas assume-se a tentativa de explorar o que mais aproxima o teatro do retrato e que encontramos em reflexões sobre as suas mais variadas características e definições. Foram realizadas sessões fotográficas com os participantes, exercício que esteve na base do trabalho de construção do espectáculo e que resulta em imagens que integram a Exposição fotográfica. O teatro e o retrato partilham um lugar-comum, um mesmo tempo, o de olhar e de ser olhado de volta. Convocam, apelam, questionam e expõem o que haveria de ser silenciado. Somos desassossegados, inquietados por esse outro que também nos pertence e onde nos revelamos. Aqui também se explora no jogo cénico a relação triangular entre o retratado (com o que tem de personagem e o que tem de intérprete), o retratista e o espectador. O retrato ganha vida própria, é presença na ausência de alguém, permanece suspenso, salva da morte. O espectáculo é efémero, depois será ruína na memória do espectador e de todos. É a morte todos os dias, a cada instante.

Espetáculo
12 e 13 de Abril
22h00
Teatro Garcia de Resende

Conversa
13 de Abril, às 23h (após ao espectáculo)
Conversa moderada pela actriz Susana Sá
Átrio do Teatro Garcia de Resende

Exposição
Abertura (inauguração) dia 9 de Maio, às 18h
10 a 26 de Maio, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00
Palácio Cadaval

Ficha técnica
direção artística Ana Luena (texto e encenação) e José Miguel Soares (conceito e fotografia) | música e interpretação Zé Peps | desenho de luz Pedro Bilou | som Manuel Chambel | maquilhagem e cabelos Chissangue Afonso

participantes no laboratório de criação cénica Ana Asper, Ana Cristina Pais, Ana Sampaio, Beatriz Tadeu, Isabel Ramos, Joana Carrasqueira, Lúcia Caroço, Nayamara Bomfim (interpretação) e Ana Paula Mendes, Dulce Damas, Pedro Miguel Rosado (assistência de encenação e de produção)

co-produção Câmara Municipal de Évora

criação e produção Malvada Associação Artística [ 2019 ]
Parceiros: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, União de Freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão), Palácio Cadaval, Círculo Eborense.
Apoios: Casa Morgado do Esporão, Associação Comercial do Distrito de Évora, Dourado Distribuição, AAUE, The Bakery Lounge, Queijaria Cachopas, Restaurante A Gruta, CENDREV, DianaFM, Departamento de Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, Convento do Espinheiro, Associação Chão dos Meninos, Associação Ser Mulher, Sociedade Harmonia Eborense, NeRoCa - Loja de Brinquedos

Agradecimentos
Adelino Almeida, Ana Clara Meireles, Ana Duarte, Ana Tamen, André Paulo, António Rebocho, Antonieta Felix, Alexandra de Cadaval, Carla Dias, Filipa Oliveira, Helena Rocha, José Ucha, Luís Garcia, Luis Torres Vaz Freire, Mariana Candeias, Nuno do Ó, Pablo Vidal, Rosário Gonzaga, Sandra Dourado, Susana Gutierrez, Rui Cancela, Tiago Boieiro

M/14 | dur. 50’

De 12.04.2019 a 13.04.2019
22:00 | Teatro Garcia de Resende | Évora