Home / Agenda
O Cerejal de Anton Tchékhov

A coprodução do Cendrev e da Escola de Artes da Universidade de Évora junta, no mesmo palco, alunos, antigos alunos, professores e atores profissionais do Cendrev, numa encenação de Ana Tamen.

‘O Cerejal’ de Tchékhov, além de peça emblemática, foi a sua última peça, escrita em 1904, traz-nos uma atualidade impressionante de mudança de paradigma civilizacional. A coprodução do Cendrev e da Escola de Artes da Universidade de Évora junta, no mesmo palco, alunos, antigos alunos, professores e atores profissionais do Cendrev, numa encenação de Ana Tamen.  ‘O Cerejal’ de Tchékhov, além de peça emblemática, foi a sua última peça, escrita em 1904;  Conta a história de uma perda trágica de uma família aristocrática russa, dividida entre dois mundos: a Rússia ainda feudal do século XIX e o fim pressentido desse mundo. Curiosamente, Tchékhov chama-lhe comédia. De facto ‘O Cerejal’ insiste em pôr a nu fraquezas e idiossincrasias, mais do que em lamentar perdas. Hoje, ’O Cerejal’ confronta o espectador com questões de grande atualidade, como qual o valor da ecologia e o impacto da turistificação na transformação dos lugares.
A cenografia de Luís Santos dá destaque a um dos tesouros do Teatro Garcia de Resende - a grande tela da autoria do cenógrafo e arquiteto italiano Luigi Manini. Datada de 1890, esta tela será o pano de fundo desta encenação.

Ficha Técnica e Artística: Coprodução: Cendrev - Centro Dramático de Évora e Escola de Artes da Universidade de Évora Texto: Anton Tchékhov Tradução: António Pescada Encenação: Ana Tamen Cenografia e Figurinos: Luís Santos Direcção Musical: Jean Aroutiounian Piano: Eduardo Proença Violino: Lizana Loch Marciel Viola: André Penas Interpretação: Ana Meira, António Machado, Constança França, Gonçalo Ribeiro, Inês Rocha, Jorge Baião, José Russo, Maria Anita, Nuno Zuniga, Rosário Gonzaga, Rúben Jaulino e Rui Nuno. Direção Técnica e Iluminação: António Rebocho Operação de Luz e Som: António Rebocho Sonoplastia: João Espanca Bacelar Maquinaria e Construção de Cenário: Paulo Carocho, Tomé Antas e Tomé Baixinho Contra - Regra: Margarida Rita e estagiária ESTC: Beatriz Sousa Design Gráfico: Célia Figueiredo Fotografia: João Bacelar Vídeo: João Mesquita Costura: Vicência Moreira Produção: Cláudia Silvano Secretariado: Ana Duarte Comunicação: Mariana Mata Passos  Apoio à produção: Vítor FialhoHorário: de 10 a 27 de Outubro | Quarta a sábado - 21h30 | Domingos -  16h00

Coprodução​: CENDREV e Escola de Artes da Universidade de Évora Encenação: Ana Tamen Cenografia: Luís Santos

 

 

De 10.10.2019 a 27.10.2019
Teatro Garcia de Resende