Home / Canais / Academia
Universidade de Évora assina protocolo com Direção-Geral de Energia e Geologia

Foi assinado hoje, dia 11 de abril na Universidade de Évora (UÉ) um Protocolo de Cooperação entre a UÉ, através da Cátedra Energias Renováveis e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O documento, assinado por António Candeias, Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento da UÉ e por João Bernardo, Diretor Geral da DGEG, estabelece formas de cooperação entre as duas instituições no domínio das energias renováveis entre outras atividades e ações que visam, entre outras, vitalizar e promover atividades de formação, ensino, I&D e inovação nos domínios das energias renováveis, realizar eventos e ações de divulgação com o propósito de aperfeiçoar a capacidade nacional de utilização racional dos recursos energéticos endógenos renováveis, promovendo por esta via, a eficiência energética. 

O acordo hoje assinado na UÉ prevê ainda a realização de projetos nacionais e internacionais de I&D e estudos conjuntos no domínio das energias renováveis, estando ainda determinado a participação de investigadores da DGEG em projetos e a realização de visitas de estudo de estudantes da UÉ às instalações da DGEG para apreensão das atividades desenvolvidas no domínio das energias renováveis.

A Cátedra Energias Renováveis, criada em 2010 tem como titular Manuel Collares Pereira, doutorado em física e investigador do Instituto de Ciências da Terra. Esta Infraestrutura da UÉ centra a sua atividade sobre a Energia Solar de Concentração, desenvolvendo e ensaiando novas tecnologias de captação e transformação de radiação solar em calor e em eletricidade, quer por via fotovoltaica quer por via térmica. Com assinatura deste acordo, reforça a sua capacidade de promover a investigação científica e o desenvolvimento de projetos, favorecendo contatos com organismos e associações congéneres, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de estimular e desenvolver o intercâmbio entre especialistas.

Publicado em 11.04.2019