Prémios & Distinções
A intervenção na «Quinta Alegre» em Lisboa da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, docente do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, foi pré-selecionada entre as três obras finalistas, tendo sido atribuído o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 na Categoria de Restauro.
No âmbito da conferência de apresentação dos artigos vencedores do prémio “Concorrência nos Mercados”, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio, um dos trabalhos vencedores foi o artigo “Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case”, da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora).
A obra «Casa em Alfama», da autoria de Pedro Matos Gameiro, professor do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, obteve um importante prémio europeu de arquitectura, o prémio BIGMAT 2017 na categoria Cidade e Paisagem.
O projeto «Carnet C10 - Instalação no Mosteiro da Serra do Pilar», da autoria de Marta Sequeira e Pedro Matos Gameiro, professores do departamento de arquitetura da Universidade de Évora é um dos finalistas ao Prémio FAD Arquitectura 2018, um dos mais prestigiados prémios ibéricos de arquitectura.
O projeto SPARKLE foi galardoado na categoria I&D dos Prémios Vida Rural 2018, uma iniciativa da revista Vida Rural que premeia e celebra anualmente pessoas, empresas e projetos que se distinguem no panorama dos agronegócios em Portugal.
Samuel Matos, estudante de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, alcançou o terceiro prémio, no nível Superior, no I Concurso Internacional de Clarinete Gran Canaria.
Uma candidatura apresentada por Joaquim Fialho, Carlos da Silva e José Saragoça, Professores do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, ao prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, foi distinguida com uma Menção Honrosa.
A aluna da licenciatura em Química, Raquel Eustáquio, ganhou o prémio de mérito da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) para alunos das licenciaturas em Química que entraram na Universidade no ano lectivo 2016/2017.
O “Prémio ICNF – Uma Ideia Natural” foi atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao projeto “Recuperação de valores naturais – habitats e espécies de zonas húmidas temporárias”, coordenado por Carla Cruz, investigadora e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉ).
Diogo Canavarro, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora foi vencedor da 8ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça, uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Casa da América Latina.