Home / Prémios & Distinções
Tiago Saraiva premiado com Menção Honrosa no Prémio Archiprix Portugal 2019

Tiago Saraiva, antigo aluno do Mestrado em Arquitetura da Universidade de Évora, foi premiado com Menção Honrosa no Prémio Archiprix Portugal 2019 com a Dissertação "A Praça do Mar de Sines”.

A tese de Mestrado de Tiago Saraiva, intitulada “A Praça do Mar de Sines: espaço público gerado pelos seus limites” foi orientada por Daniel Jiménez, Professor do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da UÉ. Segundo o comentário do júri a “proposta veicula-nos para o problema induzido pelas estratégias e políticas de transformação, crescimento, desenvolvimento dos territórios e das suas comunidades e das sobreposições, superimposições escalares daí resultantes. No caso de Sines, aglomerado surgido da inter-relação humana com o mar, como forma de subsistência económica e como usufruto dos recursos marítimos, foi-se estruturando e afeiçoando num diálogo contido com o território. Pelo seu potencial geomorfológico a nível de polo de carga marítimo nacional, a construção de um novo porto de Sines com a sua imensa panóplia tecnológica e material para infraestruturação de um interland industrial, com forte sublinhado petroquímico, nomeadamente pelos importantes impactos ambientais que tem vindo a implicar, alterou-lhe, em definitivo, a sua primitiva alma. A proposta procura de forma singela, sem recurso a intervenções de moda, de grande gestos, foca-se numa estratégia inteligente e acutilante centrada numa ideia de praça alagável – lugar de todos, lugar de comunidades, de ligações e interligações – e assim contribuir para o apelo à rememoração de um Mar que com o território se apazigue e receba mais do que contrarie e contra o qual lute.”

O Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista – Achiprix Portugal – é atribuído aos melhores trabalhos de mestrado apresentados nas universidades e instituições de ensino superior nacionais. Instituído em 2012 pela Fundação Serra Henriques e pela Fundação Archiprix Holanda, envolve de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional, a Associação de Urbanistas Portugueses, a Associação de Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, assim como o corpo docente das instituições de ensino de arquitetura, urbanismo e arquitetura paisagista nacionais. O Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia), Turquia, Itália e Rússia.

Publicado em 18.10.2019