Home / Prémios & Distinções
Aluno de Arquitetura da UÉ premiado no Prémio Archiprix Portugal 2019

Fábio Antão, antigo aluno do Mestrado em Arquitetura da Universidade de Évora, foi premiado com Menção Honrosa no Prémio Archiprix Portugal 2019 com a Dissertação "Sines, um Rossio na frente de Água".

Fábio Antão, a partir do redesenho da linha de costa, redefine um novo limite entre a cidade de Sines e o porto, entre a terra e o mar. Este novo lugar evoca a sua posição-limite e incorpora na sua formalização o confronto de escalas entre o mar, a cidade, o rossio e o arquétipo da casa, onde Fábio explora a compatibilização entre um programa de produção industrial com o lazer e a cultura.

O júri no seu comentário menciona que “Fábio demonstra um grande domínio da construção e materiais, não só da estrutura arquitetónica, mas também do seu tratamento onde não se pode deixar de ressalvar a inovadora utilização da luz, cor e na relação do rossio com o mar”. O Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista – Achiprix Portugal – é atribuído aos melhores trabalhos de mestrado apresentados nas universidades e instituições de ensino superior nacionais. 

Instituído em 2012 pela Fundação Serra Henriques e pela Fundação Archiprix Holanda, envolve de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional, a Associação de Urbanistas Portugueses, a Associação de Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, assim como o corpo docente das instituições de ensino de arquitetura, urbanismo e arquitetura paisagista nacionais.

O Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia), Turquia, Itália e Rússia.

Os professores Sofia Salema e Pedro Pacheco foram os orientadores deste trabalho desenvolvido por Fábio Antão, agora reconhecido no Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista – Achiprix Portugal.

Publicado em 25.10.2019