Home / Prémios & Distinções

Prémios & Distinções

Prémios & Distinções (investigadores, docentes, alunos, não docentes)

A Câmara de Reguengos de Monsaraz resolveu atribuir anualmente, um prémio ao aluno da Universidade de Évora com melhor trabalho de dissertação do mestrado em arquitetura.

Publicado em 21.06.2018

Rita Ceríaco Pereira, recém formada pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora foi premiada com uma menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, pela dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro", com a orientação do professor arquitecto João Barros Matos.

Publicado em 07.06.2018

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

Publicado em 04.06.2018

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018

A tese de doutoramento “Património Ibérico: azulejos hispano-mouriscos em colecções portuguesas e espanholas” de Susana Coentro foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo na categoria de Estudos de Materiais, contando para tal, com colaboração do Laboratório Hercules da Universidade de Évora. 

Publicado em 04.06.2018

O restauro da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?” foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio ”Intervenção em Conservação e Restauro”. A cerimónia pública decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 25 de maio.

Publicado em 04.06.2018

João Matos, docente do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora foi o vencedor do concurso para a reabilitação do Forte de Peniche.

Publicado em 30.05.2018

A exposição “Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade e resistência” da autoria de Aida Rechena, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural, ex-diretora do MNAC-Chiado, e Teresa Veiga Furtado, professora e diretora do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, galardoada com o "Prémio Trabalho de Museologia" da APOM - Associação Portuguesa de Museologia.

Publicado em 28.05.2018

A intervenção na «Quinta Alegre» em Lisboa da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, docente do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, foi pré-selecionada entre as três obras ​finalista​s, tendo sido atribuído o ​​Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018​ na Categoria de Restauro.​

Publicado em 10.05.2018

No âmbito da conferência de apresentação dos artigos vencedores do prémio “Concorrência nos Mercados”, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio, um dos trabalhos vencedores foi o artigo “Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case”, da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora).

Publicado em 08.05.2018